Prefácio de Bezerra de Menezes - Filosofia Espírita - Volume VIII

 

O nosso irmão Miramez, fazendo esta viagem dentro do livro básico, coordenado por Allan Kardec, escrevendo sobre esse passeio espiritual, enriquece a nossa cultura sobre as leis que Deus estabeleceu em todos os mundos. Essa é uma feição da caridade, de maneira a nos trazer mais luz, para a qual o Professor Rivail serviu de instrumento superior.

A Doutrina Espírita é uma prova do cumprimento da palavra do Mestre Jesus, quando disse que enviaria outro consolador. Eis aí o Consolador Prometido pelo Cristo de Deus a todas as criaturas da Terra. Estamos esperando que a humanidade acorde do sono milenar e viva em Espírito e Verdade. Somos todos iguais na igualdade da fé, do amor e da caridade, porque a destruição dos semelhantes, as guerras fratricidas, estão cansando o mundo e fazendo sofrer mais os homens e os próprios Espíritos ligados à Terra por amor, por laços que os prendem, marcando a sensibilidade dos seus corações. Se guerras resolvessem os problemas dos homens, não haveria mais sofrimento entre os seres humanos. Os dramas a que presenciamos até hoje, vergastam mais os sofredores e fazem chorar os Espíritos sensíveis de coração.

A mão de Deus que pode nos ajudar neste transe da ignorância já se encontra na Terra, e bem conhecido: o Evangelho de Jesus. Trabalhemos para que esse Evangelho, em todas as suas feições espirituais, entre nos lares, passe para os corações e se irradie nas mentes, mesmo as conturbadas pelas guerras, pela fome e pelas pestes.

Jesus disse, certa feita: Não vim para os sãos. (Mateus, 9:10). Ele, o Mestre dos mestres, veio à Terra e continua dando assistência para os enfermos. Nós outros não devemos esmorecer. nos nossos trabalhos de despertar as criaturas que dormem nos caminhos da displicência.

A Doutrina Espírita, nas claridades em que se encontra, ensina que fora da caridade não há salvação. Batalhemos nessa caridade em todos os seus aspectos, para que ela possa despertar os homens, no sentido de que eles se disponham a se salvarem pela força desta caridade dentro do coração.

Aquele que já leu “O Livro dos Espíritos” deve tornar a lê-lo, e se faltar alguma coisa para conhecer nele, deve procurar estudar esta coleção, que se intitula “Filosofia Espírita”, para que tenha mais luz na Luz Maior.

Mesmo os que não querem aprender estão aprendendo, ainda que mais devagar, pelos pensamentos que circundam o globo terreno, como vibrações de luz que interpenetram tudo o que bebem e comem. Para nós, que não podemos perder tempo no trabalho de Jesus sobre a Terra, é uma alegria ajudar nesta obra, pelo menos nos prefácios, colocando neles todo o amor que podemos irradiar para os leitores. Não devemos parar de trabalhar junto aos sofredores, pois são eles quem precisam de médico e de remédio.

Vejamos o que diz Paulo aos Romanos, capitulo quatorze, versículo um:

Acolhei ao que é débil na fé,

não porém para discutir opiniões.

Ajudemos aos sofredores a ter paciência, a aumentarem a fé e a esperança, não para impor nossos pensamentos, mas para acolhê-los para a alegria e para o amor, deixando nos corações dos que sofrem, a paz e a tranqüilidade. Agradeçamos a Deus e a Cristo o trabalho do Espiritismo com Jesus, que ele servirá sempre de instrumento para a grande esperança, depois das confusões que haverão de vir, como somatório de todas as divergências nascidas da ignorância dos povos. Mas, como sempre é Jesus que se encontra no leme da embarcação terrena, não temos dúvidas de que nos salvaremos todos, volvendo para os Seus braços amorosos e santos.

Desejamos para todos os leitores muita paz, aquela que recebe dos altiplanos da espiritualidade superior o investimento da tranqüilidade que nunca perturba as fibras mais íntimas da consciência. Se a caridade salva, abracemo-la. em todas as suas cores de fé. Que Jesus Cristo nos abençoe com a presença de Deus.

BEZERRA

Belo Horizonte, 12 de Dezembro de 1986.

 

<< Voltar à Página Anterior <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb