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EFEITO E CAUSA
É importante que não se confunda efeito com causa. Os efeitos nos mostram
que existe uma fonte de todas essas conseqüências. Todas as faculdades da
alma dimanam dela mesmo e, quando encarnada, ela se serve dos órgãos para
se mostrar ao mundo tal qual ela é, na soma de suas qualidades
espirituais.
Os efeitos são anúncio de que existe uma causa. Certamente que os órgãos
materiais, como instrumentos do Espírito, estando danificados, esse
encontra dificuldades para expressar seus sentimentos, e dar sua mensagem
falada e por vezes escrita aos seus irmãos em caminho.
E ainda mais, existe a comunicação entre os dois mundos, desde quando o
homem é homem; e a matéria fica no meio das duas inteligências, em se
servindo na ampliadora, e às vezes condensadora, um reduz e outro amplia
suas vibrações, para que exista a sintonia de entendimentos; eis aí a
mediunidade.
Se podemos dizer, a matéria é oprimida, para que aconteça sua purificação.
O Espírito “intelectualiza a matéria”, e ela avança com o progresso, para
fins que os próprios homens desconhecem, embora alguns já tenham uma idéia
do que poderá ser a matéria viajando nos milênios incontáveis; pelo que
sabemos, o princípio de todas as diversidades dos dons reside no amor,
amor esse ainda desconhecido nos liames da carne.
Um exemplo dessa fonte pura se encontra em Jesus Cristo, onde o amor era
um celeiro de luz, de modo a tudo fazer com uma simples vontade sua.
Paulo, o apóstolo, chegou a compreender esse amor de Jesus, e escreveu
alguma coisa sobre ele nos seus sagrados pergaminhos. Os cristãos da
atualidade conhecem um pouco desse amor, mas, na feição da teoria. Esse
estado d’alma somente é conquistado ou despertado no correr de bilhões de
anos, no exercício do bem sem interrupção. A alma somente cresce no Amor.
Ele, por enquanto, se encontra dividido no mundo, para que os homens
possam suportar essa verdade mais profunda.
As faculdades do Espírito independem dos órgãos; a alma precisa deles para
realizar as comunicações na faixa material, e essa comunicação pode ser
cerceada pelas decadências dos órgãos em questão. O Espírito encarnado,
quando em duras provas, tem os seus órgãos dificultando que ele expresse
suas faculdades, que são interrompidas, no sentido de que os sentimentos
se eduquem para novas tarefas no porvir. Nunca, porém, da matéria nasceram
as faculdades inteligentes; a causa de todas elas se encontra na alma,
semente divina de Deus, que se reveste de variados corpos, como se dá na
própria natureza.
Pode-se dizer que o universo é o corpo de Deus, tornando-se visível para
os habitantes dos vários mundos. Esses mundos, como os Espíritos, são
instrumentos da vontade de Deus em todas as direções da vida. Para
confirmar a existência desse Pai de amor, basta verificarmos entre as
coisas com que lidamos, o que não foi criado pelos homens. Quem as criou?
A mecânica do universo e a harmonia da criação parte de uma causa divina,
na sublime expressão do amor... E lembremo-nos da palavra de João, o
Evangelista:
Deus é Amor!
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