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O MESMO ESPÍRITO
Certamente que tem o homem muita coisa a conhecer em relação à sua própria
vida espiritual e física, no entanto, não se deve com isso aceitar tudo
que não deve ser aceito. É justo que acompanhemos o Evangelho, que nos
diz: - “em tudo dai graças”, porque mesmo o erro em nossos caminhos nos
mostra o certo. Ele tem um trabalho a fazer em nosso beneficio.
A teologia se encontra presa nas mãos de certas religiões que esquecem o
progresso com Jesus, e não abrem as portas para que se conheça mais um
pouco dos segredos da natureza humana e mesmo divina. O Espírito é um
mundo, onde há de tudo; é uma profusão de dons a serem despertados, de
modo que o tempo nos mostrará o quanto vale amar.
Quando o homem se encontra na plenitude do amor, essa manifestação não é
da carne: é provinda do celeiro da alma, e quando se manifesta nele o
enorme tributo da inteligência, é o mesmo Espírito mostrando talentos
amadurecidos, aflorando essa qualidade grandiosa que fala de Deus.
A criatura encarnada não tem dois Espíritos, como pensam alguns, por nela
se manifestar muitas qualidades. É somente um que, com o tempo,
mostrar-nos-á muito mais do que conhecemos, porque tudo o que conhecemos
de beleza, de qualidades variadas, em todos os povos, existe dentro de
cada um, faltando somente que sejam despertadas, mostrando a excelsitude
de Deus.
Todos os Espíritos são perfeitos, e não poderia ser de outro modo: tudo
que sai de mãos perfeitas não pode mostrar imperfeição.
As qualidades se encontram intrínsecas, em estado de sono, no imo d’alma.
A alma, quando atinge certa classe espiritual, é produto de valores que se
mostram pela sua elevação. O Espírito é dotado de todas as qualidades do
próprio Pai que o criou, porém, esses atributos se encontram embrionários,
e irão crescer em valores intermináveis: nunca, entretanto, se igualarão
ao seu Criador, assim como os aparelhos criados no mundo pelos homens não
podem ultrapassar seus inventores; são inferiores a esses, certamente,
comandados por eles.
A mente continua a ser uma incógnita para a ciência humana, e é nela que
estão todos os segredos, onde a felicidade mora e onde está o céu que
tanto se procura. A literatura mesmo a espiritualista, está cheia de
ensinamentos sobre os pensamentos, não obstante, há muita teoria derivando
para as sombras. A mente em Cristo pode fazer muito em favor da
coletividade, desde quando a maturidade no amor alcançou a legitima
fraternidade. E é o mesmo Espírito que opera em tudo; é a unicidade que
vem do Criador se manifestando na criatura.
Jesus, quando disse que o céu está dentro de nós, falou conscientemente,
como Mestre dos mestres, a despertar os discípulos para a luz dos
conhecimentos, entregando a cada um o seu quinhão de trabalho no seu mundo
interno. O “conhece-te a ti mesmo”, muito lembrado por todos os povos, é
profundo para quem deseja realmente libertar-se.
Os teólogos, em muitas circunstâncias, são inventivos: sem recurso de
buscar a verdade, geralmente combatem o espiritismo e, concomitantemente,
a mediunidade, que tem caráter de revelação dos poderes de Deus na
criatura. São, muitas vezes, homens com malas cheias de diplomas, que
cursaram famosas faculdades do mundo, mas, pouco atingiram a simplicidade
e o amor, de modo a abrir a intuição humana ao encontro da intuição
divina, em recebendo as revelações do mundo espiritual.
Por outro lado, os médiuns, que muitas vezes não conheceram as letras, no
sentido da intelectualidade, são instrumentos valiosos nas mãos dos
benfeitores espirituais para os esclarecimentos da verdade. A
revivescência do Cristianismo está chegando a Terra graças ao Espiritismo,
servindo-se do canal da mediunidade com Jesus.
As camadas da atmosfera são muitas, como as da Terra, para filtrarem as
radiações cósmicas. Assim são as do corpo físico e do Espírito; a seleção
é feita pela inteligência, em fortes conexões com a fé.
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