FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME V

 

Questão 235 comentada

CAPÍTULO 31

0235/LE

PROGRESSO CONSTANTE

 

Certamente que os Espíritos progridem em estágio nos mundos transitórios. Em qualquer lugar onde as almas se encontrem, o despertamento, mesmo que seja vagaroso, é um fato inconteste. Nada pára em todas as escaladas da vida, desde o vírus ao anjo.

A lei de crescimento foi estabelecida pelo Criador de todas as coisas. Devemos estar cientes de que a vontade de progredir, a consciência da alma de avançar pelos esforços próprios, acende no íntimo uma luz, cuja disposição nos levará a maior ritmo de crescimento.

Pode-se, em uma só reencarnação, ganhar o tempo que poderia levar muitas delas. Jesus foi quem nos deu as modalidades do despertar para as realidades com mais segurança. O Seu Evangelho nos mostra o caminho; basta seguí-lo com honestidade e amor. A confiança é força da fé.

Estamos no fim de uma jornada, que dá início a outra maior, e é sempre nessas épocas que os céus descem com todo o fulgor, como bênção do Pai, para todos os filhos que possam entender o Seu chamado.

A mediunidade é tão velha quanto o mundo, mas ela, disciplinada, procede das mãos do Cristo, que motivou em Seus discípulos essas qualidades valiosas em favor dos que sofrem e choram. As mensagens que descem do céu à Terra são inúmeras, todos os dias, em todas as nações do mundo, contudo no Brasil elas são mais acentuadas, orientando, assim essa pátria para ser o coração que pulsa, emitindo luz a todas as outras.

O futuro nos dirá que tudo que hoje amedronta os homens doutos e ignorantes, foram alertas para que eles pudessem conhecer Jesus, conhecendo a verdade. Todos os planos foram traçados por Deus, no crescimento das criaturas. Não devemos temer. Temer o que, se os homens, por enquanto, não sabem o que fazem? Jesus é o diretor espiritual do planeta com o consentimento de Deus, Ser Supremo, e onisciente das Suas qualidades e das Suas criações. Quem tem confiança na Divindade, está livre de temores.

Os Espíritos que vão aos mundos de regeneração levam o propósito de se melhorarem, mas, carregam consigo as suas paixões em diversas formas, e lá haverão de se livrarem delas, para que a consciência fique marcada pela tranqüilidade e o coração dê sinal de liberdade espiritual. O progresso é constante, no entanto, depende, de certa forma, do Espírito. O Espírito pode se elevar com mais rapidez, assistido pelos anjos do Senhor, se logo entender a mensagem que parte de todos os lados.

A passagem pelos mundos transitórios é uma chance para o Espírito, é o sinal de que compreenderá logo as leis, e a demora neste mundo é curta, trazendo consigo lições imortais, onde o amor estabiliza a própria vida, e a caridade assegura a luz para todos os caminhos que porventura trilhar.

Quem conhece Deus e n'Ele confia está bem onde a natureza lhe convidar para ir. Nada teme, porque em todos os lugares se encontra o Senhor nos abençoando e nos livrando de todo o mal, onde esse possa nos prejudicar.

O objetivo dos Espíritos é chegar aos mundos superiores, onde tudo é claridade, onde o amor é lei em todos os movimentos e a caridade é o clima de todos os seres. Esforcemo-nos, que todos estamos a caminho da perfeição. Que Deus nos abençoe e que Cristo nos acompanhe nas nossas decisões para o bem imortal.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb