FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME V

 

Questão 234 comentada

CAPÍTULO 30

0234/LE

MUNDOS TRANSITÓRIOS

 

Deus não se esqueceu de nada que poderia educar seus filhos. Como Senhor do Universo, criou todas as coisas objetivando a luz, e dispondo meios para a educação de todos os seres.

Existem, no espaço, mundos transitórios capazes de fornecer aos Espíritos errantes, meios para a escalada maior. Ali, eles aprendem os segredos do amor e da caridade, pelas portas do sofrimento, cuja força lhes fala mais alto ao coração.

Quem já se encontra desperto para o entendimento da verdade, que aproveite o tempo, porque o desleixo pode levar a dores maiores, para mundos onde o "ranger de dentes" de que nos fala a Bíblia lhe fará angustiar o coração. Os Espíritos que se encontram em cursos intensivos na Terra, buscando a verdade, devem aproveitar essa escalada, dando o que têm na aquisição desses bens da alma, pois a perda desses chamados pode lhes custar caro para outro encontro com Jesus.

Pode-se dizer que, em comparação a outros mundos inferiores, a Terra se encontra no caminho dos céus. Nela existem grandes mestres à espera dos homens de boa vontade, convocando seus corações para as reformas espirituais necessárias à consciência. Abramos os olhos e vejamos, agucemos os ouvidos e ouçamos a palavra de Deus por variados canais a nos convidar para a libertação espiritual. Estamos na época de limpar a consciência de fardos pesados, de aliviar os jugos do magnetismo inferior de vidas pretéritas.

Nos mundos transitórios podemos encontrar Espíritos de várias escalas, recebendo lições de acordo com as suas necessidades de ascensão, porém, a bondade de Deus é tão grande que Ele não deixa faltar Seus anjos junto a esses seres errantes, para instruí-los, ensinando-lhes a amar. Em seus corações aparecem rudimentos de virtudes, com tendências de crescimento espiritual.

Lembremos Jesus quando disse: - Na casa de meu Pai há muitas moradas - As moradas são inúmeras no espaço imensurável. São incontáveis os mundos que servem de casas para todas as qualidades espirituais, dando a cada um o que deve receber na pauta da verdadeira justiça e do amor.

Os mundos, igualmente, ascendem na escala evolutiva, no percorrer dos evos. Não somente as almas evoluem; a matéria as acompanha de acordo com as necessidades que o progresso lhe impõe. Tudo cresce pela vontade do Criador.

O nosso mundo já passou por inúmeros degraus e hoje ele já figura dentre os mundos que estão alcançando a regeneração. Ele será um paraíso, e quem herdá-lo será escolhido para desfrutar do que plantou nessa vinha de Deus.

O Cristo desceu das esferas iluminadas para se juntar aos homens, doando Seu coração de luz em forma de livro sagrado, escrito por Deus. Essa herança divina se desfruta mesmo no mundo espiritual. O que fazer desse celeiro inesgotável? Devemos responder pelo exemplo, fazendo vibrar nossos corações no amor e na caridade, por minutos, dias e horas, anos e séculos consecutivos.

Aproveitemos o tempo na aquisição do bem, que esse bem ser-nos-á de grande valia na seleção do progresso, que nos pode levar a mundos venturosos.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb