Prefácio de Bezerra de Menezes - Filosofia Espírita - Volume V

 

Filosofia IV, numa ordem de seqüência, nos mostra, no mesmo fulgor, "O Livro dos Espíritos", no que tange à compreensão de seus mais profundos ensinamentos. É dever de todos os espíritas estudar, meditar e orar, para compreender melhor o livro básico da Doutrina dos Espíritos; e com essa participação de Miramez o entendimento se tornará mais fácil, facultando aos irmãos uma assimilação mais rápida dos assuntos ali expostos. É a misericórdia Divina se nos apresentando plena de amor.

Quem já leu "O Livro dos Espíritos", por Allan Kardec, que passe a estudar; quem já estudou, que o consulte de novo e quem já consultou, que procure gravar mais seus ensinamentos, pois muito ainda temos que aprender para compreender as leis espirituais.

Os benfeitores estão empenhados em escrever sobre todos os assuntos que dizem respeito à verdade; o homem está avançando e se aproxima da maturidade, devendo conhecer o que o espera no mundo espiritual.

E a porta que conduz a esses conhecimentos para a libertação da criatura é a caridade, e essa caridade de que falamos todos os dias, copiando dos ensinamentos do Divino Mestre, é que nos salva de todas as prisões tramadas pela ignorância. Compete a todos os Espíritos encarnados e desencarnados esforçarem-se para compreender, compreenderem para amar e amarem para se libertar das trevas.

Os livros espíritas ajudam o leitor a crescer, a melhorar e a obra codificada por Allan Kardec é a base, é o alicerce. Seguindo as linhas doutrinárias do codificador, jamais perderemos o caminho do entendimento que Jesus indicou para todos nós.

O Filosofia Espírita V, portador de luzes espirituais, prossegue o ideal de fazer mais conhecida a Doutrina dos Espíritos, sob a égide de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor. Quantos assuntos abordados! Quantos assuntos ventilados! E é nesse correr de estudos que acumulamos mais entendimento, aumentando o nosso celeiro de valores imperecíveis. Estudando, compreendendo, divulgando e cultivando essas sementes, o semeador sairá a colher frutos que o bem se encarregará de devolver, enriquecidos pelo amor. A caridade está nos procurando por várias modalidades, e uma das mais sublimes é a de ajudar ao próximo no que se refere ao esclarecimento, onde poderemos conhecer a verdade e mostrá-la àqueles que desejam se libertar.

Quanto mais se escreve sobre as leis de Deus, quanto mais se estuda a Doutrina dos Espíritos, quanto mais se fala da verdade e da caridade, mais brilha o sol do entendimento. E a Terra passará a ser um paraíso, passando, de mundo de provações, como ensina o Evangelho, para mundo de regeneração, onde cada um vai sentir a necessidade de resgate, para que a tranqüilidade de consciência se apodere de si, como bênçãos de Deus e conquista de todos os esforços no campo da melhoria. Quem não procura a felicidade? Todos a procuram, seja por instinto, por razão, ou por intuição. E ela existe! Façamos, pois, todos os esforços que requerem o amor e o progresso, para encontrarmos o céu verdadeiro, que se encontra dentro de nós.

Este é mais um livro para meditação e estudo dos espíritas, ficando aqui a nossa gratidão pelo trabalho do nosso companheiro em Jesus, e que de sua inteligência abençoada possam verter mais obras, como gotas de luz para os corações sequiosos de paz.

BEZERRA

Belo Horizonte, 12 de Março de 1985.

 

<< Voltar à Página Anterior <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb