FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME III

 

Questão 138 comentada

CAPÍTULO 36

0138/LE

OPINIÕES

 

As opiniões são diversas sobre a alma. As religiões e filosofias marcam o nascimento do Espírito por variadas modalidades, no entanto, todas afirmam que as criaturas vêm de Deus. É ponto pacífico para nós que o Espírito vem de Deus, porém escapam à nossa maturidade espiritual os processos usados pela Vida Maior para que cheguemos à condição de Espíritos conscientes dos nossos deveres.

O Espírito é Espírito e não podemos confundi-lo com a matéria, no entanto, todos viemos de uma só fonte. As diferenças são os processos, o tempo e a vontade de Deus. Somente Ele cria os Espíritos; os seus auxiliares são co-Criadores, onde Ele acha conveniente enviá-los a trabalhar. A nossa gratidão deve ser permanente a esse nosso Pai que está nos céus e reside, vibrante, na nossa consciência.

As leis naturais vão se fazendo visíveis para todos nós, de acordo com a nossa maturidade. Quando as desrespeitamos, sofremos as conseqüências da ignorância. Escrevem-se livros e mais livros a respeito da vida humana, e mesmo sobre vida espiritual, no entanto, somente a verdade fica de pé, nos informa o Evangelho. Se estamos submetidos a uma força a que chamamos progresso, ou despertamento espiritual, tudo deve modificar, e essas mudanças são permanentes. Partindo das formas que conhecemos, podemos constatar essas mutações. Porém, nada se perde, o princípio único é vibrante e eterno dentro da eternidade da criação de Deus.

A humanidade está se iniciando na sabedoria divina, e a marcha é de passo a passo. Se a natureza não pode dar saltos, o aprendizado é gradativo, mas nunca pára. Querer parar no tempo como alguns companheiros pretendem, para conservar as idéias do passado, é confabular com o que já era e esquecer o que deve ser. Os livros que já foram escritos sofrem modificações pelo tempo, dado à faixa humana estar sendo dominada ainda pela ignorância. O próprio corpo humano nos demonstra a necessidade de mudanças para viver melhor.

A vida é uma escada na qual, de cada vez, ascendemos um degrau. Na Doutrina Espírita está demonstrada essa verdade. Nos primórdios do Espiritismo, fazia-se somente reuniões para comunicações com Espíritos. Hoje, com a evolução dessa filosofia, podemos reparar o quanto isso mudou. Até mesmo as mensagens ditadas trazem dinâmica diferente, por encontrarem mais ressonância nos homens e pela maturidade dos mesmos. O crescimento é uma lei imutável em todos os aspectos da vida. Concitamos os irmãos a orarem sempre, pedindo ao Pai Celestial para ajudar a compreender suas leis, passando a respeitá-las, porque dessa forma, a vida, em qualquer faixa, é sempre melhor e mais feliz.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb