FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME III

 

Questão 106 comentada

CAPÍTULO 04

0106/LE

ESPÍRITOS PERTURBADORES

 

Esses Espíritos estão se movimentando em muitas classes, por estarem em transição. Agitam em várias freqüências da vida e costumam perturbar até os animais. São parceiros inseparáveis dos escandalosos, gostam de barulho e estão sempre na folia onde a euforia descontrolada lidera. São caracterizados pela imprudência. Gostam de movimentos reivindicatórios, agitando o país, e não deixam de participar das revoluções, tem grande ânimo para mudanças de lideranças, não para que se beneficie a comunidade e, sim, pela confusão que isso é capaz de gerar. Eles são chamados, também, Espíritos batedores.

Alteram, de certa forma, as suas próprias consciências, sem saberem que, no futuro irão responder por suas inconveniências. Participam de quase todas discussões e brigas, sem analisarem o que possa acontecer. Não gostam de silêncio e, certamente, repudiam a oração e as conversações evangélicas, armas poderosas daqueles que já despertam para a verdade. Atuam muito através das crianças, cujos pais desconhecem a vigilância. Participam quase sempre dos festejos e conversações, onde foguetes e bombas marcam a alegria. Pelo que já falamos deles, dá para se notar onde se encontram os Espíritos batedores, onde podem interferir, usando as oportunidades para perturbar e desorientar os homens.

Esses Espíritos estão sempre intervindo nas convulsões da natureza, quais sejam; trovoadas, relâmpagos, tremores de terra e erupções dos vulcões; estão presentes nas queimadas e participam das enchentes, acidentes de carros, desmoronamentos de prédios e quedas de aviões. São usados pelos guias espirituais em seções de materializações, por serem mais hábeis nas coisas materiais do que nas espirituais. Costumam, por isso, afinizar-se muito com os médiuns de efeitos físicos que, aconselhamos, tenham guias encarnados bem conscientes dos seus deveres, para o orientarem no bom andamento da função mediúnica.

São Espíritos violentos, capazes de perturbar qualquer ambiente pela simples necessidade de escândalos. Quando duas pessoas ou mais estão trocando palavrões, são sempre seus instrumentos, às vezes sem o perceberem. Estudando as inúmeras classes de Espíritos, é que podemos deduzir o valor incomparável do Evangelho do Nosso Senhor Jesus Cristo no coração da criatura: Ele é verdadeiramente, o Caminho, a Verdade e a Vida.

O Espírito, de certa forma, não tem culpa de se encontrar nesta ou naquela classe, que são caminhos para todas as almas; no entanto, não podemos nos descuidar, em momento algum, da educação e da disciplina, trocando experiências uns com os outros para, que, na Terra, algum dia, possamos desfrutar da condição de paraíso espiritual e os Espíritos perturbadores passem a ser Espíritos do bem, disseminando o amor por toda à parte, como os que já se encontram nesse plano, depois de passarem pelas trevas.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb