FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME II

 

Questão 100 comentada

CAPÍTULO 49

0100/LE

ESCALA ESPÍRITA

 

A escala espírita não é definitiva, nem muda nada nas leis naturais de Deus. É qual a flora e a fauna na organização dos homens: não passa de um sistema de classificação das plantas e dos animais em qualquer lugar na Terra. Dividindo o reino das almas em três dimensões,ficaremos conhecendo a qual pertencemos, pelos impulsos que nos assaltam e os sentimentos que nos envolvem mesmo em Espírito, estando livres de quaisquer peias humanas, ou ordem que porventura nos seja dada, partindo da Terra ou dos nossos companheiros espirituais. Isso é para que se possa ter uma idéia sobre a que faixa pertencem os Espíritos, tirando uma base pelas suas intenções e, certamente, pelos seus pensamentos.

Sabemos que todos desejamos pertencer à classe dos puros Espíritos; no entanto, tal fato depende primeiramente de Deus e, depois, de nós mesmos. Vamos buscar no Evangelho o melhor entendimento para esse assunto, quando Jesus responde à mãe de Tiago e João ao desejar ela que o Mestre colocasse seus filhos ao Seu lado. Vejamos a sua resposta: Bebereis o meu cálice? ... Mas, assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me compete concedê-lo; é porém, para aqueles a quem está reservado por meu Pai. Marcos, 10:38 e 40.

E quando depende de Deus, depende de cada criatura, de esforço e da posição que já conquistou no avanço do tempo. Enquanto esse tempo não chegar, passaremos por todas as provas que nos levam ao despertamento espiritual, ao amadurecimento dos dons espirituais. O que os Espíritos puros podem fazer por nós é somente o que eles receberam dos que os antecederam na marcha para a luz: exemplos de pureza, de honestidade, de amor e de caridade.

Os Espíritos ignorantes, por vezes, desconhecem, mas existem muitos e muitos seus irmãos da luz, trabalhando em benefício deles. Somente o futuro lhes mostrará o quanto receberam dos seus irmãos maiores; no entanto, a decisão cabe a eles em todos os aspectos, como sendo a vontade de Deus. Cada alma tem uma certa liberdade, e o que toca a lei de livre arbítrio, ela usa de acordo com a sua elevação. Eis aí a escala que funciona dentro da sua escala, lhe dando toda assistência, de modo a compreender e seguir o seu próprio caminho.

Somos todos iguais, sabemos disso, porém, situados em lugares diferentes e com idades variáveis diante do Nosso Pai. Somos como frutos da grande árvore, Deus, e como os frutos de uma árvore não amadurecem de uma só vez, assim são os Espíritos, mas nenhum se perde. Como filhos de um Pai de amor, não haverá órfãos.

Novamente falamos em escala espírita, para teres uma idéia e te esforçares no aprimoramento, cultivando todas as virtudes e desenvolvendo todos os dons do saber. O que interessa ao espírito já consciente da verdade é se libertar da ignorância, porque onde existe ignorância, existem dor e problemas sem conta.

Os Espíritos Superiores não se incomodam com as classificações dos homens, em nenhuma fase do viver, quer seja na sociedade, política ou mesmo religião. Eles são o que verdadeiramente são. Os inferiores ainda se apegam a velhos tabus, como sejam os de pureza de sangue, raça e preconceitos. E, ainda mais, são apegados aos bens materiais que, ao invés de ajudá-los no grande trajeto para o lado de Jesus, crucifica-os no lenho da consciência...

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb