Prefácio de Bezerra de Menezes - Filosofia Espírita - Volume XX

 

Com aquela emoção que o autor soube despertar em nosso coração, estou prefaciando este volume, esperando que a caridade desses vinte volumes inspirados em "O Livro dos Espíritos" se derrame em todos os corações, e que o meu não fique esquecido dessas bênçãos de maior entendimento.

Este é um trabalho de fôlego, é a persistência nas coisas nobres. A têmpera de Miramez é sobremodo elevada, e a sua obediência às lides evangélicas é de espantar os próprios doutos, que as vezes esfriam em se falando nos reinos do amor e na existência dos Espíritos.

Tive a honra de prefaciar essa obra, que ajuda a colocar "O Livro dos Espíritos" no lugar que ele merece. O seu destaque é gratidão, porque "O Livro dos Espíritos" foi uma luz dos céus para iluminar o mundo teológico que, de alguma forma no futuro, irá beber a água dessa verdade, e é bom que esteja bem esclarecida, facilitando a compreensão de seus leitores.

Em relação ao Espiritismo, nós nos lembramos de Gamaliel, quando advertiu os israelitas, dizendo: - "Se este conselho ou esta obra vem de homens, perecerá, mas, se é de Deus, não podereis destruí-los, para que não sejais, porventura, achados lutando contra Deus." (Atos, 5:38,39).

Os vinte volumes de Filosofia Espírita são uma seqüência de luz, que harmoniza e acalma as interrogações dos que desejam saber mais acerca das leis espirituais. Vamos ler esses livros e meditar sobre seus conceitos, que Jesus, o Divino Mestre, nos ajudará a entendê-los melhor.

Miramez tem uma virtude singular, fazendo crescer a Doutrina dos Espíritos: é a de mostrar Jesus em todos os seus escritos, com propriedade. Ele tem a alegria de se lembrar do Mestre nas Suas exposições sobre a verdade, e a luz se faz nessa hora, porque Doutrina Espírita sem o Mestre dos mestres torna-se sem a fonte onde é gerada a própria vida e onde nasce o amor. Não podemos esquecer Aquele que nos acompanha desde o princípio das coisas, que nos estimulou no despertamento da razão, que nos mostrou o céu e a esperança, que renunciou às esferas resplandecentes para pisar conosco no mesmo chão e dar exemplos enobrecidos do amor e da caridade.

Se a Doutrina Espírita cresce no Brasil de forma grandiosa, na mesma feição evangélica, é por causa da sustentação dos livros. Eles circulam nesta nação como alimento para as almas, que se estorçam para mudanças, contrariando velhos condicionamentos, por vezes travando lutas ingentes na intimidade. Pedimos a Deus que ajude todos esses companheiros nessas transformações, e que abençoe os Espíritos que estão servindo de agentes dessas comunicações, revelando meios e ampliando condições de maior compreensão sobre a verdade.

Chegou a hora em que todos são chamados e escolhidos para a luz de maior relevância espiritual. Se já praticas a caridade, procura outros ângulos para exercê-la, pois ela verdadeiramente é o agente maior de possibilidades sem conta de servir, ajudando-te a encontrares a verdade dentro do coração. Se o amor salva, por que cruzar os braços ante essa necessidade de amar, como Jesus nos ensinou?

No prefácio desta obra vai todo o nosso sentimento de irmão que tem muita carência de Jesus no coração, e pedimos a Deus que nos ajude a ajudar no que toca à verdade e à alegria de servir. A Miramez, que Deus e Cristo abençoem seu coração, hoje e sempre, é a rogativa do servidor que pede serviço a Jesus, como sendo um prêmio para o seu coração.

BEZERRA

Alcobaça, 25 de Dezembro de 1987.

 

<< Voltar à Página Anterior <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb