Prefácio de Bezerra de Menezes - Filosofia Espírita - Volume XVII

 

Mais uma obra desta singela coleção, lançada à luz, objetivando levar ao leitor uma parte das verdades imortais referidas em "O Livro dos Espíritos". Formamos um turbilhão de almas trabalhando sob a égide do Divino Senhor, e a Ele entregamos os nossos trabalhos, pedindo as bênçãos de maior entendimento, para que se possa compreender com mais clareza o verdadeiro objetivo da Doutrina dos Espíritos.

Muitos têm em mente que somos Espíritos angélicos. Como se enganam! Somos verdadeiramente companheiros comuns, necessitados de entender Jesus. Ele sim, é o sol que nos aquece, e esse aquecimento somente permanece conosco se transmitirmos para os outros nossos irmãos o que d'Ele recebemos por amor.

A vida é movimento, e o movimento é vida. Tudo no universo, para viver bem, haverá de processar trocas permanentes, não somente o homem, mas tudo na natureza. E essas permutas, quando feitas com amor, refletem a própria caridade.

A doutrina que nós amamos é dos Espíritos, e sendo dos Espíritos, eles é que estão encarregados de orientá-la, garantindo-lhe continuidade. O Espiritismo tem uma seqüência, que o solidifica. Existem leis que sustentam o progresso, e essas leis, na Doutrina dos Espíritos, são mais visíveis, mostrando às criaturas de boa vontade seus deveres diante dos compromissos assumidos.

Os medianeiros do bem e da verdade são, com freqüência, incompreendidos e até mesmo perseguidos, porém, eles já se encontram avisados de que as árvores que dão bons frutos sempre são agredidas. Vejamos esse aviso em "O Livro dos Espíritos", nos "Prolegômenos", quando os Espíritos assim escrevem: "Não te deixes desanimar pela crítica. Encontrarás contraditores encarniçados, sobretudo entre os que têm interesse nos abusos. Encontra-los-á mesmo entre os Espíritos." Os medianeiros sinceros, que nunca vendem a palavra do Senhor e que são fiéis à doutrina do nosso Mestre, haverão de se preparar para suportar todos esses ataques e transformá-los em flores de luz para seus próprios caminhos. Não devem responder às críticas, mas orar por aqueles que os atacam e perdoar todas as injúrias, aumentando o seu trabalho no bem comum.

Se queremos aumentar a segurança contra o mal, façamos o bem, mas de forma que nada seja exigido, mostrado ou exaltado. É essa, pois, a caridade por amor, e quem ama está livre de todos os perseguidores que, por vezes, apareçam nos seus caminhos.

Estamos pedindo as bênçãos de Jesus para todos os que se encontram nos trabalhos do amor e que não ficam órfãos: estamos lado a lado nas lutas, desde quando essas lutas são em favor dos que sofrem todas as ordens de infortúnios.

Esta obra, inspirada em "O Livro dos Espíritos", mostra a força da caridade se dividindo para ser melhor assimilada. Abracemos o estudo destas letras que formam ensinamentos sublimes que, neste aprendizado, poderemos todos juntos receber maior cota de compreensão d'Aquele que é sempre vida, aumentando nosso viver.

Saudemos mais uma obra do nosso querido Miramez, que os seus esforços para desdobrar a codificação, espargindo luzes de todas as suas letras, nos induzirão para os braços de Jesus, o Mestre dos mestres, para sentirmos Deus no coração.

BEZERRA

Belo Horizonte, 24 de Setembro de 1987.

 

<< Voltar à Página Anterior <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb