FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XVI

 

Questão 799 comentada

CAPÍTULO 34

0799/LE

CONTRIBUIR PARA O PROGRESSO

 

A maneira de o Espiritismo contribuir para o progresso é a que ele vem fazendo, pois cabe-lhe o dever de mostrar Deus em tudo o que se possa ver e tocar. A expressão da Divindade se encontra em todas as coisas.

O maior inimigo das criaturas humanas é o materialismo. Aquelas pessoas que negam o seu próprio Pai não podem ter inspirações para nada, pois já se encontram mortas por si mesmas. Crer somente na matéria é colocar uma pedra no caminho da esperança, é apegar-se aos bens transitórios. Todas essas pessoas, quando chegam à velhice, passam a sentir necessidade de uma conversa diferente sobre as possibilidades de que a vida não se extinga com a morte.

A Doutrina Espírita, pela mediunidade, pela comunicabilidade dos Espíritos, que antes foram os mesmos homens, prova que ninguém morre, que a vida continua depois da chamada morte. Isto renova a esperança nos corações. Qual a mãe que não se regozija com a notícia de que seu filho que faleceu, não se extinguiu, que os pais, os amigos, os irmãos, continuam vivos no além? Essa é uma notícia cheia de vida, de amor e de esperança, e foi Jesus quem deu essa certeza para o mundo, voltando a ele três dias depois da Sua partida para o mundo espiritual, como Ele havia predito, e aparecendo para os Seus seguidores muitas vezes, como nos mostra o Evangelho e tantos outros livros nascidos da mediunidade em função do bem comum.

A missão do Espiritismo é fazer crer a todos os povos que a vida é eterna, e a própria ciência, nos dias que correm, vem trazer a sua contribuição, dizendo que nada se cria, tudo se transforma. Se nada se cria e tudo se transforma, conclui-se que nada morre, mas muda apenas de posição, ou, em outras palavras, muda de roupagem. É nessa hora que a reencarnação fica mais visível para todas as criaturas. A Doutrina dos Espíritos, pelo seu nome já diz que não é uma doutrina dos homens; é dos Espíritos, logo, eles existem, nos falando sobre o seu reino e sua vida.

Que dizer do homem que somente acredita na matéria? Por que apegar-se a ela, para que o futuro, se a vida não continua? Para que melhorar-se moralmente? Essas interrogações colocam o homem egoísta e orgulhoso diante da sua própria consciência. Quando sabemos que a vida não termina no túmulo, temos novas inspirações, capazes de nos levar a grandes mudanças, inclusive, e principalmente, a amar os nossos semelhantes, como irmãos e companheiros que nos ajudam a viver.

A fraternidade que une todas as criaturas do mundo e dos mundos nasce com a crença na vida futura do Espírito. Em Atos dos Apóstolos, verificamos como eles acordavam os seus semelhantes para a crença no Espírito e em Deus, conforme anotado no capítulo seis, versículo seis:

Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes orando, lhes impuseram as mãos.

Os discípulos do Mestre impunham as mãos aos enfermos e os curavam e os curados passavam a ouvi-los, recebendo a verdade que nunca ouviram antes, sobre Deus e os anjos, sobre Jesus e a própria fé, nos postulados do Evangelho da verdade.

Os Espíritos do Senhor inspiram a todos os sábios do mundo, mesmo os que não acreditam neles; eles somente visam ao bem-estar da humanidade. É neste sentido que, por vezes, certas descobertas surgem em vários pontos da Terra no mesmo instante.

O Espiritismo se une ao progresso, porque ele é o próprio progresso, que caminha sempre, mostrando a todos os povos novos aspectos todos os dias. A ciência espiritual se mostra na gradatividade que o homem comporta, pela escala que pertence. O Espiritismo contribui para o progresso de muitas formas que o bom observador pode cientificar.

O Espiritismo e o progresso avançam de as mãos dadas.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb