FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XVI

 

Questão 779 comentada

CAPÍTULO 14

0779/LE

MARCHA DO PROGRESSO

 

O progresso é força de Deus na intimidade das criaturas. Tudo cresce pela lei que determina o despertamento de qualidades espirituais, por vontade de Deus. Homem algum pode ou tem poder de entravar o progresso, pois ele é um gênio de mil possibilidades, que age em todas as direções da vida. A própria Terra, com o passar dos tempos, vai ficando cada vez mais purificada, o ar mais leve, as águas mais sutis, os animais, as plantas com expressões mais adiantadas, e o homem é o que mais progride, o que mais assimila o progresso.

Como disse Jesus, a quem tem, mais será dado. Quando os raios do sol bafejam uma humanidade evoluída, essa tira deles mais vida e mais paz. Notemos que as crianças de hoje, com poucos anos, já demonstram mais conhecimentos que crianças da mesma idade do passado. São Espíritos que progrediram, voltando em novas vestes. O próprio corpo físico também atendeu ao progresso, ofertando ao seu ocupante meios de expressar melhor sua inteligência, mostrando a evolução que teve na esteira do tempo.

Ninguém detém a marcha do progresso. Deus fez tudo perfeito, sem nada faltar, pois Ele é todo perfeição; é imutável nas Suas qualidades, é onisciente. Ele nada iria fazer imperfeito. Na intimidade de tudo que saiu das Suas mãos magnânimas e santas, está a perfeição. O que notamos imperfeito, é por falta de visão nossa.

Em tudo dorme a perfeição, dependendo, pois, do despertamento espiritual que o progresso pode fazer, gradativamente. é nesse caso que necessário se faz a parte de cada criatura, o esforço próprio de cada um, para a sua paz espiritual. Eis aí o que chamamos de conquista. O progresso é luz espiritual que pode nascer dentro de cada um, no centro da vida, mas com as bênçãos do Criador, que se encontra em toda parte.

O homem se desenvolve por si mesmo, e isso é um modo de expressar a parte que ele deve fazer, ganhando a sua felicidade, mas tudo vem de Deus. Somente Ele é o benfeitor universal, e nós outros seus co-criadores. Participamos, é lógico, dos trabalhos da Divindade.

A ignorância, pensam alguns, entrava o progresso de si ou das coisas. Como se enganam! Tudo cresce pela força do tempo, que não passa da força de Deus. Aquele ou aqueles que desejam impedir o progresso, acabam desistindo de suas investidas inspiradas na ignorância, porque é lutar contra Deus e servir-se da inutilidade. Esses homens desejam ser os primeiros, ao lutarem contra as leis naturais e, para eles, nós copiamos o que nos diz Marcos, no capítulo nove, versículo trinta e cinco:

E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse:

Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.

Quem tentar impedir as leis naturais, passa a ser servo dessas leis, para aprender com humildade a servir à vontade de Deus, com os Seus atributos divinos se expressando em todas as direções da vida.

Se queremos ser felizes, trabalhemos em mudanças para melhor todos os dias, que Deus nos abençoará por intermédio de Jesus, cabendo à Sua paz nos indicar a verdadeira felicidade.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb