FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XVI

 

Questão 778 comentada

CAPÍTULO 13

0778/LE

RETROGRADAR

 

O homem não pode regredir para o seu estado primitivo, pois Deus não o fez para tal. Dentro de cada criatura existem dons que desabrocham com o tempo, e esse tempo é encarregado de fazê-lo entrar no progresso, por numerosos processos, inclusive o da dor.

Passamos por muitos meios, por fases inúmeras de evolução. É por isso que os benfeitores da eternidade não se revoltam com a nossa incompreensão. Eles são tolerantes e andam conosco no caminho, nos inspirando para as qualidades superiores. São conscientes de que ninguém se perde, pois somos filhos de Deus, com os mesmos valores na intimidade.

Aqueles que hoje estão em estado de angelitude não receberam esse estado de felicidade por um simples arrependimento ou toque da mão divina, mas, na esteira do tempo e pelo esforço próprio, na aquisição das qualidades espirituais que dormiam, na cidade da consciência.

A beleza da vida é que ninguém regride; o avanço para melhor é lei natural, feita por Deus, que ninguém muda. é lei eterna. Os Espíritos vivem em variadas escalas, onde a evolução os colocou por justiça. Quando nós estamos integrados no bem, procurando aperfeiçoar cada vez mais, os nossos irmãos passam a nos imitar; ainda que não tenhamos o reconhecimento público, isto não tem importância nenhuma; nós já recebemos a recompensa de vivermos no bem e, ainda mais, quem é por nós, não é contra nós.

Jesus, conforme anotado por Marcos no capítulo nove, versículo trinta e nove, nos faz pensar e descobrir a humildade, quando diz:

Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e logo a seguir possa falar mal de mim.

Quem dá o exemplo do bem, não deve esperar louvores dos homens. Esses louvores estão sempre carregados de vaidade que nos faz mal ao coração. Não devemos regredir nas nossas intenções, nem abrir as portas dos sentimentos para o orgulho e o egoísmo porque, se a alma não pode retrogradar, por lei universal de Deus, e se insistirmos em parar nosso progresso, a natureza divina aplicará meios dolorosos para que voltemos a andar, e o sofrimento poderá ser o resultado do nosso mal-entendimento.

Agradecemos ao codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, que serviu de instrumento da descida de Luz Consoladora, para nos instruir nos dois planos da vida. Desta maneira, a verdade se nos apresenta com mais claridade para nos tornar livres. Não podemos renegar a lei do progresso, por ser ela a lei de Deus. Se observarmos com atenção, encontraremos essa lei em tudo; tudo cresce, tudo avança para melhor.

Todo homem em estado de natureza é mais lento nas suas atividades, em vista das suas poucas necessidades. O próprio pensamento é mais lento, é movido quase que totalmente pelos instintos. As suas exigências para viver no que ele pensa ser felicidade, são mínimas, porém, ele não pode ficar nesse estado para sempre. A força do progresso o convida para o alto e para frente. Ainda que ele queira se acomodar no seu estado primitivo, ele não foi criado para isto e, sim, para avançar, conquistando novos horizontes de vida e ampliando qualidades, cujo germe ele traz inquieto dentro de si, querendo desabrochar. É Deus querendo ficar mais visível dentro da alma. E quem pode ir contra Deus?

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb