FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XVI

 

Questão 776 comentada

CAPÍTULO 11

0776/LE

ESTADO DE NATUREZA

 

A diferença é sutil, mas muito profunda entre o estado de natureza e as leis naturais. Estado de natureza é o ambiente em que vivem os primitivos, de modo que o progresso é tão lento que não dá para perceber o seu impulso, enquanto as leis naturais são perfeitas e imutáveis, por serem feitas pela Perfeição. Os Espíritos é que vão despertando, pela força do tempo e do espaço, alcançando as leis de acordo com a sua evolução. Isso é belo, desde quando possa ser entendido em Espírito e verdade.

A Doutrina dos Espíritos é capaz de levar ao homem essas verdades, pela simplicidade dos escritos, para que todos encontrem a si mesmos, em plena eternidade, desfrutando da vida e multiplicando esperanças.

O estado de natureza é o princípio, o ponto de partida da civilização, ao passo que a lei natural compartilha firmemente com o progresso, em todas as suas direções de crescimento espiritual. O estado de natureza é o abrir dos olhos da humanidade, porém, esta, tendo de progredir, deixa o estado primitivo e avança, com alegria, em direção ao que lhe possa abrir a mente para a verdadeira felicidade.

O homem não foi criado para viver sempre no estado de natureza. A beleza da vida se encontra no avanço, porque cada dia é um novo dia, com novas luzes. O estado de natureza é, pois, o embrião que Deus abençoou, para que dali partisse o progresso por todos os lados, levando e fazendo vida dentro da luz compatível com o tamanho da alma.

As qualidades que temos no centro da vida, depositadas por Deus, vão desabrochando como que por encanto, queiramos ou não, e a alma sentir-se-á mais ocupada com a co-criação, sendo auxiliar de Deus na expansão do universo. Nada regride na vida, sempre cresce, e as leis vão ficando cada vez mais visíveis para quem avança com o progresso espiritual.

A Doutrina Espírita vem repetir a palavra de Pedro, que encontramos em Atos dos Apóstolos, capítulo três, versículo seis:

Pedro, porém, lhe disse:

Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso te dou:

Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!

O Espiritismo é formado de vozes, pela força divina, falando a mesma coisa com as criaturas paralisadas pela doença que se chama ignorância. Mas, a sua voz é forte, pelo verbo do Cristo, dizendo:

- Nada tenho de material, mas o que tenho, isto te dou: Levanta-te e anda!

- Os espíritas devem se levantar do ambiente negativo e aprender com Jesus todas as ciências da vida, que se encontram no amor, naquele amor que a tudo serve, que a tudo perdoa, que a tudo alegra no bem para a humanidade, que a tudo ensina, formando da força da caridade, o seu ambiente de vida.

A Doutrina dos Espíritos vem tirar o homem do estado de natureza, para colocá-lo frente à razão e essa descobrir a verdade que o tornará livre. Aquele estado de natureza é transitório, mas necessário, onde o ser humano descansa e se prepara para o avanço com o progresso.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb