Prefácio de Bezerra de Menezes - Filosofia Espírita - Volume XVI

 

Em tuas mãos, mais um volume da obra "Filosofia Espírita", que se propõe a te ajudar a compreender melhor "O Livro dos Espíritos", obra basilar do Espiritismo. Não deves esmorecer nos caminhos; quando a porta é estreita, quando as dificuldades se acumulam, quando os teus caminhos requerem de ti disciplina e esforço, critério e honestidade, é porque esse caminho tem direcionamento na verdade.

Para que o objetivo seja alcançado, é preciso que te lembres sempre da honestidade e da perseverança com Jesus, nos labores de todos os dias. Mesmo que sejas perseguido, maltratado, injuriado, crucificado por todos os meios, mesmo que a própria natureza te peça sacrifícios, não esmoreças, seguindo Jesus. Isso é a vida te testando, para ver se pode contar contigo como discípulo do Divino Mestre.

Com a perseverança é que chegarás a colher os frutos de teus trabalhos. O prazer que experimentarás, vendo a Doutrina propagar-se e bem compreendida, será uma recompensa, cujo valor integral conhecerás, talvez mais no futuro do que no presente. Não te inquietes, pois, com os espinhos e as pedras que os incrédulos ou os maus acumularão no teu caminho. Conserva a confiança: com ela chegarás ao fim e merecerás ser sempre ajudado. (Prolegômenos - "O Livro dos Espíritos")

Medita neste escrito e segue avante no bem comum.

Não deves esquecer-te da benevolência em todos os trabalhos aonde fores chamado a servir. A caridade salva teus ideais na nobreza, em que deves palmilhar a tua vida.

Se és justo e alguém te calunia, não te importes, que as pedradas transformar-se-ão em flores para a glória do amor.

Se és honesto e os desonestos investem contra ti, querendo que os acompanhes, sê firme, e mesmo que te custe tempo e posição, segue Jesus, que a tua honestidade te levará à tranqüilidade de consciência e te evitará a volta à Terra com muitas dificuldades.

Se o teu amor causa muita inveja em quem desconhece essa virtude, não esmoreças nos caminhos que o Mestre te inspirou. Segue avante, pois somente essa virtude garante a tua paz de consciência.

Lendo esta obra, lembra-te de que ela constitui esforço dos benfeitores espirituais, para que ela chegue as tuas mãos e sirva de ponte para mudar teus pensamentos e transformar tuas idéias para que sejam sempre melhores.

O Espiritismo já foi muito combatido por aqueles que ignoravam seus alicerces; agora, está mais respeitado, pelo que ele faz pela sociedade. Nele, os homens encontram todas as diretrizes para se tornarem homens de bem, e prepararem a juventude para o amanhã. Os pais dos jovens que freqüentam as casas espíritas é que podem dizer dos frutos que a Doutrina produz moralmente em seus filhos: é um trabalho silencioso que se opera nos corações.

A moral espírita é a mesma moral cristã, capaz de formar uma consciência reta, que possa ser exemplificada, por vezes, até nos comandos das nações. Aparentemente, o mundo se encontra em convulsão, à beira de um perigo iminente; no entanto, Deus é todo Amor e Poder e, em um segundo, ou fração do mesmo, Ele, o Todo-Poderoso, pode tirar o mundo e a humanidade do caos em que está prestes a cair. Devemos confiar, porque, quem fez os mundos sabe como dirigi-los para o bem e a harmonia.

Nós, como seguidores de Jesus, seguimos Seus ensinamentos e sempre obedecemos aos Seus desígnios, para o complemento da grande obra do Amor na face da Terra. Se o Brasil está escolhido para ensinar ao. mundo a fraternidade, os demais países também estão escolhidos para assimilar todo amor de Jesus, sempre vivo e amoroso. Milhares de Espíritos estão trabalhando na Terra pela sua renovação. As alegrias desses missionários são visíveis em todos os lugares, para que, no amanhã, a paz, aquela paz que somente Deus pode dar, se estabeleça nos corações para sempre.

Não temas o monstro do orgulho e do egoísmo, pois que eles desaparecerão da face da Terra, e os homens tornar-se-ão livres desses agentes da ignorância, formando assim um só rebanho, tendo Jesus como único Pastor.

Desejamos para todos os leitores desta obra, fruto do trabalho do nosso Miramez, a paz de consciência juntamente com a harmonia do coração.

Jesus abençoe a todos.

BEZERRA

Belo Horizonte, 18 de Agosto de 1987.

 

<< Voltar à Página Anterior <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb