FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XV

 

Questão 764 comentada

CAPÍTULO 50

0764/LE

PENA DE TALIÃO

 

O "olho por olho e dente por dente" do Velho Testamento não pode ser interpretado, como sendo para se exercitar a justiça humana. A pena de Talião, somente um pode exercê-la: Deus.

As mãos humanas não têm autoridade para fazer justiça com ninguém. Os que servem de motivo de escândalo, sofrem as conseqüências desse mesmo escândalo. O grande Arquiteto do Universo criou leis, e essas leis são aplicadas onde quer que seja, apresentando-se como justiça.

O homem moderno, no dizer dele mesmo, deve entender suas próprias necessidades de compreender seus semelhantes e com eles aprender o avanço da vida, para que possa viver em paz.

Jesus disse que quem mata com a espada, por ela perecerá, desautorizando o homem como instrumento dessa justiça. Ele se referia à ação da lei universal. Quem cobra do violento é a lei de Deus, não os homens. Jesus tanto falou do perdão, como perdoou em todos os passos de Sua vida generosa.

A vida é uma plena semeadura, onde colhemos o que plantamos. A lei nos vigia constantemente. Graças a Deus, a lei universal anda conosco todos os instantes, nos ajudando a compreender a lei de amor.

Anotemos o escrito de Lucas, no capítulo três, versículo onze:

E, respondendo, ele lhes disse:

Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem; e quem tiver comida faça o mesmo.

Não se restringe Jesus somente àqueles que nos amam, mas se refere a quem tiver necessidade de veste e fome. Isso inclui, igualmente, os próprios inimigos, e é a esses que devemos procurar amar com mais segurança, para que eles compreendam que somos todos irmãos. Eis aí o perdão ajudando a quem nos faz o mal, a quem nos calunia e fala mal de nós. Jesus, ao falar da espada, não queria dizer que deveríamos aplicar a pena de Talião, sabendo ele que essa pena somente Deus pode e sabe aplicá-la, como correção aos Seus filhos.

Devemos estudar sempre, pesquisar todos os dias e orar constantemente, para não cairmos em tentação de usarmos as coisas indevidamente. Estamos avançando para outra era, nos aproximando para a luz do amor mais puro. Está se completando o ciclo de uma era, para ganharmos outra mais feliz. Há de ser feita uma limpeza no planeta, de modo que quem herdará a Terra serão os homens de boa vontade, arrependidos, passando a pagar o que devem, mas sem fazerem mais faltas, trabalhando dentro de si para encontrarem a luz do amor, tendo como fonte divina e inesgotável a luz, por ser parte da luz de Deus.

Jesus nunca usou de violência com ninguém. Ele foi todo amor, deixando os preceitos de luz para que possamos entender a lei e vivê-la. Muitos estudam o Evangelho, mas acabam como nos fala Lucas, no capítulo dois, versículo cinqüenta:

Não compreenderam, porém, as palavras que lhes dissera.

Atentemos: todos os dias carregamos o pergaminho de Deus conosco; respeitemos sempre o livro sagrado, mas o melhor é compreendê-lo, pois somente com a maturidade as suas letras são transformadas em luz. Assim, as almas passam a entender a Boa Nova do Cristo, em Espírito e verdade. Cuidado com a letra que mata; somente o Espírito vivifica.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb