FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XV

 

Questão 761 comentada

CAPÍTULO 47

0761/LE

DIREITO DE VIVER

 

Ninguém tem o direito de tirar a vida física do seu semelhante. Se ele é um marginal, como se diz, é bem melhor que se ajude a educá-lo. Por que julgar, se igualmente já passamos por esses caminhos? O preço do despertamento espiritual das criaturas é bastante caro, os caminhos são longos e estreitos.

A lei da conservação já.se expressa no seu contexto: conservar não é tirar a vida, seja sua ou do seu irmão. A justiça, não 'deve ser feita com as próprias mãos. Deus sabe como corrigir Seus filhos.

Quantos criminosos não se arrependem, com certa assistência de outros companheiros? Muitos e muitos; portanto, se já sabemos que ninguém morre, por que tirar a vida? Se ele vai viver do mesmo modo, se a vida continua, cortar o fio da existência física é apenas transferi-lo com os mesmos problemas para o mundo espiritual, onde se encontram bem mais problemáticos do que na Terra.

O nosso dever é ajudar o mais que pudermos, com os recursos que estiverem em nossas mãos, e Jesus já nos deu todos os instrumentos de educação das criaturas, com o seu Evangelho. Basta servir-nos dele para o proveito próprio e para a felicidade dos outros.

Para preservar a nossa vida, o verdadeiro caminho não é matar os outros, é procurar conservar a vida e amar a todos, nas linhas ensinadas por Jesus, o Mestre dos mestres. Somente um pode tirar as vidas que desejar: Deus. Para Ele, isso se chama transformação necessária. Nós outros devemos respeitar às leis criadas por Ele, e quem sair delas sofrerá as conseqüências.

Existem muitos escândalos que, por vezes, são necessários; no entanto, ai daquele que servir de instrumento para esses escândalos. Compete a nós, filhos de Deus, sermos obedientes em todos os rumos dá educação que o amor nos ensina, para conhecermos a verdade.

Vamos anotar o que diz Paulo de Tarso, na primeira epístola aos Coríntios, capítulo quinze, versículo trinta, quando assim se expressa:

E porque também nós nos expomos a perigos a toda hora?

É nosso dever nos defendermos de todos os perigos a que estamos expostos a toda hora, no entanto, devemos compreender como defender com critério e com caridade, nos livrando e mostrando a todos a luta cristã que devemos empreender em favor da paz, juntamente com a fraternidade. Se tirar a vida de alguém estabelecesse a paz para a humanidade, já não existiria guerra no mundo, e ele seria há muito tempo um paraíso.

Se Deus permite muitos flagelos à humanidade, é com o fim de educar os endurecidos de coração, todavia, esses endurecidos sentirão com o tempo a necessidade de compreender as verdadeiras leis e obedecer a elas. Enfim, tudo que possa acontecer no âmbito universal quer seja ou não fora do amor, Deus o transforma para o bem da humanidade.

Se por acaso sentimos dificuldade em compreender Deus na Sua plena justiça, usemos a oração e meditemos, que as verdades sempre vêm para quem se esforça em aprender, como gotas de luz para os corações de boa vontade. A verdade é relativa em todos os planos da vida. Somente Deus a conhece na sua totalidade, porque Ele é mais que a verdade, pois foi quem a criou; Ele é mais que o amor, porque este nasceu do Seu coração; Ele, enfim, é muito mais que todas as leis estabelecidas, por ser o Senhor, criador de todas as coisas.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb