FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XV

 

Questão 741 comentada

CAPÍTULO 27

0741/LE

É MELHOR ENTENDER

 

Há dois tipos de flagelos que assolam a humanidade: os primeiros podem ser atenuados pela inteligência humana, desde que essa se preocupe com o bem-estar coletivo. Hoje em dia são evitados muitos flagelos, como as pestes e a fome, graças aos meios de comunicação, que ajudam em certo conforto, e mesmo amparo nas necessidades.

No entanto, existem os segundos, que são carmas coletivos da humanidade, ou mesmo de certos países. Esses, os homens devem melhor entender e suportar com paciência, pois são meios, digamos processos, de despertamento das almas em caminho para a luz. A inteligência do ser humano deve ser posta em atividade, porque ela nos foi dada para a nossa paz espiritual, abrindo assim caminho para a felicidade de todos os povos.

Os povos da Terra estão à beira de uma provação coletiva, cabendo aos homens lembrar que podem usar de algum socorro na reforma dos costumes, mas, nos parece, as paixões nesta época são ativadas pelas trevas, fazendo os povos se esquecerem das suas obrigações espirituais.

As convulsões geológicas têm uma missão, porque elas são guiadas por engenheiros siderais capazes de despertar os homens para sentimentos sublimados. Quando os homens não atendem ao chamado do amor, a dor aparece com toda a sua força. As convulsões exteriores aparecem no cenário do mundo, para corresponder às convulsões que existem dentro de cada um, movidas pelas paixões inferiores. Quando as do íntimo cessarem, as de fora desaparecerão.

Vamos consultar Mateus, no capítulo vinte e três, versículo vinte e seis, nesta referência divina, que podemos aplicar em todos os acontecimentos:

Fariseu cego! Limpa primeiro o interior do copo,para que também o seu exterior fique limpo.

Vejamos como esta exortação coaduna com as idéias desta mensagem: por dentro estando harmonioso o ser humano, por fora o acompanha a harmonia. E é o que ensina a Doutrina dos Espíritos. Podemos observar que a felicidade é interna, que o paraíso se encontra na intimidade do coração e não por fora. O exterior obedece ao interior, que comanda a tudo no campo da vida.

O íntimo é lugar ou santuário divino onde mora o próprio Deus em cada coração. É melhor entendermos essa verdade logo, livrando-nos dos sofrimentos que poderão advir, se nos entregarmos à ignorância.

O homem pode ficar livre de muitos flagelos usando bem a inteligência, e o melhor meio de livrar-se deles, é na reforma íntima dos velhos costumes e vícios inadequados, para uma melhor estabilidade espiritual. Quem convive com o bem no coração, passa a sentir Deus e Cristo na sua vida.

Os flagelos de caráter geral que estão marcados pela Providência Divina, devem ser tolerados e deles extraídas as lições de que são portadores. O homem harmonioso passa por todos eles com a mesma serenidade espiritual, sem revolta, sem desespero. Devemos confiar em Deus, pois tudo que acontece tem uma razão de ser.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb