FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XV

 

Questão 736 comentada

CAPÍTULO 22

0736/LE

EXCESSO DE ESCRÚPULO

 

O excesso de escrúpulos na matança de animais, como os judeus em relação aos porcos, ou os indianos em relação às vacas, nos leva a concluir que a humanidade precisa estudar todos os animais, de todas as espécies, procurar saber sua utilidade onde eles foram chamados a servir, e ajudá-los, pois, sendo o homem o mais inteligente, por que destruir? Se ele destruir os reinos que o cercam, estará destruindo a si mesmo.

Todos nós vivemos porque trocamos vida com todos os seres e todas as coisas. Cabe aos mais inteligentes fazer compreender aos ignorantes essa modalidade de vida e a necessidade de preservar a natureza, certo de que, se Deus fez todas as coisas, não iria errar fazendo coisas imprestáveis.

Por que uma nação iria defender somente a si dos perigos, se ela, por lei natural, não pode viver sem as outras? O conjunto em harmonia é vida. Multiplicando esse conceito ao infinito, todos e tudo não podem viver sem Deus. Toda pessoa ou nação que alimenta o egoísmo se encontra em decadência.

As religiões de todo o mundo, as filosofias e ciências, devem se unir em todos os sentidos para descobrir com mais profundidade o amor, a verdadeira religião, a verdadeira filosofia e a verdadeira ciência. Ninguém separa o que Deus ajuntou, e Deus nos criou para vivermos juntos, respirando o mesmo clima da fraternidade cósmica. Cada Espírito representa um elo da grande corrente universal; como vivermos no egoísmo?

Quantas religiões não sustentam que elas é que estão com o Cristo, e nenhuma outra mais, querendo a luz somente para si? Vamos ver o que Marcos escreve a respeito, no capítulo treze, versículo vinte e um:

Então, se alguém vos disser:

Eis aqui o Cristo! ou: Ei-lo ali! Não acrediteis.

O Cristo, a luz, está em toda parte, por ser vida para todas as criaturas, e todos nós temos direito à vida, no entanto, respondemos pelos excessos gerados pela nossa invigilância. Os povos têm de fundir suas experiências para delas retirar somente o bem, e esse bem ser força poderosa de paz para todas as criaturas. Enquanto existir a separatividade entre as criaturas, enquanto existir a usura, o orgulho e o egoísmo, estará sempre presente o sofrimento.

A dor tem a missão de acordar as almas para a verdade. Se os Espíritos não se compreenderem, sofrerão sempre até acordar. A vida nos escreve sempre por todos os meios; a natureza é um livro aberto nos convidando à leitura, entretanto, a nossa parte, ninguém a faz por nós. Quando conhecermos os nossos deveres ante a vida e cumpri-los, passaremos a ser felizes e a esperança de viver se acenderá em nossos corações, de maneira a nos mostrar a felicidade.

O paraíso perdido se encontra dentro de nós, e se o consideramos perdido é porque ele existe, e devemos encontrá-lo, porque dentro dele se encontra Deus e Cristo a nos esperar, com a palma da vitória.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb