FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XV

 

Questão 729 comentada

CAPÍTULO 15

0729/LE

PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO

 

Destruição, palavra que imprime na mente certo terror, é apenas o nome de mutações necessárias para que a alma, ou o princípio inteligente, tenha capacidade de entrar em outra dimensão de vida. Não há perda de nada; as mudanças são necessárias para melhor andamento da vida, dentro da vida de Deus.

A regeneração das almas é ponto de início para novos entendimentos, e em muitos casos, para essa devida regeneração é preciso uma dinamite em forma de dor, de mudanças de vestes, para o despertar do Espírito. Podemos notar no presente, o quanto o ser humano mudou em relação à morte do corpo físico; há algum tempo atrás, fazia-se um escândalo quando alguém morria. A mudança foi muito grande; hoje, em quase todo mundo, só se vêem as lágrimas e, por vezes, preces em favor do que partiu para o mundo espiritual.

Destruição é sinônimo de renovação, no entanto, não queiramos destruir para apressar a renovação. Esse ato, não cabe ao dono do corpo fazê-lo, mas somente a Deus, Criador e Senhor de todas as coisas. Em todos os reinos existe a destruição, imprimindo na vida uma renovação mais elevada. Cabe observar, igualmente, que somente a auto-destruição não leva ao esclarecimento, porque a renovação pela morte pertence a Deus, que deu a vida física e pode tirá-la quando lhe aprouver. é nesse sentido que o Senhor nos deu os meios de preservar a vida e métodos de conservação da saúde, para que as almas não possam sair do corpo antes do tempo.

Podemos analisar quantas pessoas se entregam ao suicídio lento por meio dos vícios, que se dividem em inúmeras modalidades de desculpas que não convencem. Quem o faz, responde pelo seu desleixo moral. A fala do Mestre, que Marcos anotou, no capítulo treze, versículo vinte e dois, nos servirá para muitas instruções:

Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos.

Os falsos profetas se encontram em toda parte, e não somente nas religiões. Eles, para enganar, vêm em outras atividades, induzindo os homens a erros que não cabem na área do bom senso. Eles estão espalhados como escritores, como orientadores das massas, usando principalmente os instrumentos de comunicação em todas as suas divisões, e têm enganado muita gente, até mesmo os escolhidos, que já entendem a moral cristã. E quando algum livro espírita ou espiritualista fala mais acentuadamente sobre a educação dos pensamentos, é julgado por eles como fanatismo religioso.

Estamos na época de destruição dos velhos hábitos, para criar novos métodos de vida. Repetimos quantas vezes forem necessárias, que respiramos o que pensamos, comemos as nossas próprias idéias, e mesmo vestimos os nossos atos da vida. Todas as mudanças internas modificam a vida externa. Essa é que é a boa Destruição, que poderemos fazer em favor da humanidade.

As grandes catástrofes, como as guerras fratricidas, ou a natureza dando sinais de revolta contra os homens, não é culpa somente de alguns seres humanos ou nações. Todos estão ligados ao carma coletivo, como devedores. Somente os que estão fora disso são aqueles que têm pensamentos puros.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb