FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XIII

 

Questão 616 comentada

CAPÍTULO 04

0616/LE

MUDANÇA NAS LEIS

 

Deus não se engana. As leis naturais criadas por Ele são eternas, como eterno é o próprio Senhor. Os homens é que criam leis transitórias, de modo a serem mudadas de acordo com os tempos.

As criaturas se inspiram nas leis naturais para fazerem as suas. As leis dos homens são inumeráveis, e sempre estão mudando, como dizem eles mesmos, atualizando-se de acordo com a capacidade de assimilação das criaturas.

As leis de Deus são de toda a eternidade. Quando falamos de toda eternidade, não há tempo determinado. O ser humano não pode ter a pretensão de dizer que sabe tudo, mediante suas especulações. Ele somente sabe o que vê e ouviu dizer; ele é, por excelência, um copista, porque tudo está feito no programa do Todo Poderoso.

Não existe o que não tenha sido feito por Deus. Quantos vivem iludidos com a falsa sabedoria! Se o sábio soubesse que nada sabe, teria mais humildade. Muita gente envergando a roupagem da vaidade e do orgulho se arma das singelas letras que aprendeu e decorou nos bancos das escolas, para combater o Evangelho, porque nos mostra as leis na sua mais profunda simplicidade. Como se enganam essas criaturas! O Evangelho, mesmo na sua feição física, é tesouro valioso, quanto mais na feição moral e na espiritual! Ele se encontra escrito em muitas dimensões, para atender Espíritos em diversas faixas de vida.

Não deves preocupar-te em consertar a vida; ela já é perfeita. O que supões ser imperfeição, se encontra dentro de ti mesmo. Se o reino de Deus está em nós, não existe imperfeição na alma; o fato se explica pela desarmonia da mente. Deus não se engana, os homens é que enganam a si mesmos. É justo que compreendamos a simplicidade evangélica nestas palavras do divino Mestre:

Portanto, não vos inquieteis, pois, o amanhã trará os seus cuidados. Basta ao dia o seu próprio mal. (Mateus, 6:34)

Será possível que todos os dias devamos nos preocupar com o futuro? Basta o dia com seu próprio mal. Vamos aprimorar todos os dias as coisas que devem ser aprimoradas, examinar o que estamos fazendo e fazer melhor, que o resto pertence ao Grande Benfeitor da vida, com Seus anjos. Não deves demorar muito tempo pensando no passado. Procura o Evangelho, que ele te instruirá acerca de todas as coisas, te dando compreensão para o prosseguimento da tua jornada. A preocupação com o dia de amanhã vai te trazer mais dificuldades, porque preocupação, pelo sentido etnológico do termo, já é ocupar-se antes de acontecer.

Se verificares a vida dos grandes personagens da história, verás que eles inspiraram suas vidas nas leis naturais, por isso venceram com vitória de luz.

Queiramos ou não, buscamos a perfeição, por ser lei natural do universo. A harmonia reina em todos os pontos da vida, porque Deus é harmonia.

Se olhas com os olhos da alma em Cristo, poderá dizer: Em nada existe imperfeição. Tudo se encontra na ordem perfeita das coisas! É preciso que despertemos para tal ambiente de Deus e encontremos a felicidade.

Quando alcançarmos a tranqüilidade imperturbável da consciência, nunca mais duvidaremos e sempre afirmaremos:

Deus não se engana!

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb