Prefácio de Bezerra de Menezes - Filosofia Espírita - Volume XIII

 

O nosso grande empenho é mostrar com mais destaque o valor dos livros da codificação, que tem como instrumento maleável, simples e puro, a personalidade ímpar que renunciou ao próprio nome para se apresentar como Allan Kardec.

Estamos assistindo à singela análise de uma de suas obras -"O Livro dos Espíritos" - desdobrada de maneira suave, em vinte volumes, de modo a facilitar aos leitores o estudo e o entendimento dos ensinamentos nele acondicionados. Filosofia Espírita XIII, como os volumes editados e a editar, é como divino néctar que, ao ser sorvido, manifesta o puro sabor que evidencia a sua origem.

As coisas de Deus se manifestam dentro da maior simplicidade, têm a primazia do amor que passa a conduzir. A Doutrina dos Espíritos, realmente, veio trazer as palavras de Jesus na sua pureza, aos que estão preparados para ouvir. Os Espíritos agentes de Deus ficaram encarregados de falar e não se calarem sobre a obra imortal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A Sua voz é conhecida pelos Seus discípulos; ò Seu rebanho já O conhece há muitas eras, porque todos nós despertamos sob o calor do Seu amor. A gratidão que temos pelo Mestre não pode ser explicada, mas somente sentida, com a alegria do labor em favor dos que sofrem. A caridade verdadeira foi ativada pela Sua presença na Terra, que passa a dizer o contrário do que conhecíamos, anunciando com Sua límpida voz: - "Se alguém te ferir, não firas; se injuriado, não injuries; se apedrejado, não apedrejes; se caluniado, não faças o mesmo; se maltratado, não maltrates; se caluniado, perdoa."

Ele sintetizou os mandamentos que Moisés recebeu no Monte Sinai, exortando: "Ama a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo." Jesus é a nossa vida. Ele é o nosso caminho e a nossa verdade; precisamos da Sua presença em nossa consciência. O Cristo em nós é motivo de vida, e de vida eterna. Não existe alegria pura sem Ele, nem amor, nem caridade. Ele, para nós, é a soma de todos os bens espirituais.

A coleção que está sendo trazida por amor, pelo nosso companheiro Miramez, enfileira assuntos e expõe meios valiosos para que se possa entender com mais profundidade "O Livro dos Espíritos", livro este que serve de bússola na Terra para que os homens possam encontrar o céu.

Se os homens tivessem idéia de quais foram os Espíritos que ditaram aquele livro, e os que estavam assistindo aos escreventes por ímpeto divino, se ajoelhariam por gratidão. Como são felizes as criaturas da Terra! Na verdade, o Cristo não Se esqueceu da Sua promessa, quando disse que voltaria.

Não cansamos de dizer que o "educar e instruir" da Doutrina Espírita é o ponto alto da caridade com Jesus. O homem educado é peça valiosa nas mãos do tempo, para mostrar aos que desconhecem o amor, a grandeza de Deus. O homem instruído e educado é o ser completo que acendeu o sol da verdade no coração.

Jesus, há quase dois mil anos, esteve entre nós, pisando o duro chão do mundo, frente a frente com a ignorância das criaturas; no entanto, agora, Ele, o Mestre dos mestres, trabalha para conviver com cada um em particular, servindo de glória para os que desejam receber Seu amor no coração.

"Filosofia Espírita", volume XIII, é um pingo do amor de Jesus para quem deseja sorver, transformando-se em caridade volante, que por onde quer que passe alegra, ilumina e deixa entendimento. As criaturas de Deus, por si mesmas, entendem a existência do paraíso perdido, que, para ser reencontrado somente há uma porta, que faz vislumbrar esse reino: a entrada do coração.

Se queres ser caridoso, lembra-te primeiro de ti; aprende a praticar a benevolência contigo mesmo, e nós te dizemos como, com toda a segurança que o amor possa nos dar: iluminando a consciência, pautando a vida em todas as virtudes evangélicas. O Evangelho em prática é a solução de todos os nossos problemas. Aí, então, partimos para ajudar aos outros com toda a segurança.

Deus tocou em Jesus, e Ele é a fonte de luz que não nos deixa andar em trevas.

BEZERRA

Belo Horizonte, 20 de Maio de 1987.

 

<< Voltar à Página Anterior <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb