FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XII

 

Questão 597 comentada

CAPÍTULO 36

0597/LE

PRINCÍPIO INTELIGENTE

 

Há realmente nos animais um princípio inteligente, que podemos chamar de alma dos animais. A diferença que existe entre a alma dos animais e dos homens, podemos dizer que é a mesma entre os corpos dos animais e os corpos dos homens.

Existem regiões no mundo espiritual onde se reúnem essas almas dos animais. Ali elas são tratadas por hábeis pesquisadores desse reino, onde recebem lições profundas de acordo com a raça a que pertencem. Dali, são levadas para os lugares que lhes compete ficar ou trabalhar, ou seja, nas colônias espirituais, no aproveitamento das suas qualidades.

Como acontece na Terra, nada existe em vão; tudo que Deus criou tem utilidades inúmeras. Eles, em contacto com os Espíritos, além de prestarem relevantes serviços que somente eles podem fazer, evoluem no ambiente mais elevado em que trabalham.

A vida é uma troca incessante de valores. Existem, igualmente, certas espécies que podemos chamar de Espíritos-grupos, que determinados Espíritos dirigem, como, por exemplo, os peixes e os insetos, até chegarem ao ponto de individualizar-se. Tornamos a dizer que a vida espiritual ainda é cheia de segredos. Se existem esses segredos mesmo na vida material, quanto mais na espiritual. Eles são muitos, por isso não devemos parar de estudar, pesquisar e meditar sobre a vida e sobre Deus, que a nossa rogativa será ouvida, e descerão do mundo maior os valores da verdade para quem busca com sinceridade.

O Espírito, quando chega à posição de homem, é chamado para ajudar como tutor das almas que estão na retaguarda. É o que deves fazer com carinho, porque tudo que existe é criação de Deus, saiu do Seu amor universal. O princípio inteligente dos animais precisa muito do amparo, de todos os meios que o homem pode dar. Certas criaturas humanas não entendem isto, e usam e abusam do animal, tirando do seu trabalho todos os proveitos, esgotando esses seres e ainda, no fim das suas vida, levando-os ao matadouro para servir-se da sua carne esgotada e sem vida.

Estamos esperando esses fins de tempos para as devidas mudanças, de modo que os homens tenham mais respeito com os animais e aves, enfim, com todas as espécies de vida, pois, todos têm o mesmo direito de viver e desfrutar da vida, aprender e ensinar. Quantas lições não saem da natureza para os homens, e qual a sua paga, qual a sua gratidão? Nós sabemos a devastação dos valores, que os homens mesmos estão promovendo. Esse salário vai ser muito pesado para os ombros frágeis de todas as nações, onde o egoísmo e o orgulho dominam os corações.

Em tudo existe a claridade do princípio inteligente, que se manifesta para a glória da criação, e ao qual devemos respeitar. Os animais e as aves são nossas irmãs, e devem merecer o nosso amor. Muitos santos que viveram na Terra deram esse exemplo, amando-os de maneira extraordinária, para provar aos homens ignorantes que devem amar também a tudo e a todos.

Que Jesus nos abençoe sempre, para nos ajudar a compreender e trabalhar nas linhas da glória de Deus.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb