FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XII

 

Questão 577 comentada

CAPÍTULO 16

0577/LE

MISSÃO PREVISTA

 

A missão prevista de um Espírito é mais acentuada no bem comum. Mesmo a pequena tarefa se mostra irradiando amor para todos, no sentido de amar igualmente a tudo. A diversidade de ideais é enorme e nem todos são qualificados como missão.

Partindo do mundo espiritual com tal ou qual programação, muitos Espíritos favorecem a criação de ambiente adequado para uma tarefa nobre. Eis aí a oportunidade que os Espíritos elevados não perdem de prepará-lo para o serviço do bem, na pauta do amor. Isso depende muito de quem está se movendo em um corpo, não obstante haja muitos escolhidos e chamados desde seu "nascimento no mundo, mas nem todos desempenham suas missões como deveriam. Mesmo entre os iluminados, existem uns que negligenciam na execução de certos serviços do Cristo.

O Espírito, quando na carne, encontra dificuldades maiores a vencer, a começar do próprio ambiente onde recebeu um corpo por empréstimo de misericórdia. Se sentes que encontras no pequeno rebanho dos escolhidos ambiente para uma missão, procura ser mais consciente da tua tarefa. Não te esqueças da oração e da vigilância, porque estás sendo colocado em meio de lobos com a finalidade de dar testemunho da tua capacidade. Deves crescer diante de todas as dificuldades que venham a aparecer.

Busquemos reforçar a opinião de que serão sempre perseguidos todos os que se entregam ao trabalho pelo bem comum, citando, de "O Livro dos Espíritos", uma mensagem assinada por dez Espíritos de grande elevação, em "Prolegômenos":

Não te deixes desanimar pela crítica. Encontrarás contraditaros encarniçados, sobretudo entre os que têm interesse nos abusos. Encontra-los-ás mesmo entre os Espíritos...

O Espírito missionário deve desenvolver todas as suas faculdades morais, a sua educação, sem esquecer a sabedoria, no sentido de recolher todos os recursos para a sua defesa contra esse tipo de contraditores que vêm semeando a dúvida e o desânimo nos operários de Jesus. Os Espíritos superiores, agentes diretos de Jesus, aproveitam todos os médiuns, de todas as crenças religiosas, e mesmo fora delas, para lhes transmitirem mensagens de instrução cristã, de aprimoramento moral, para as criaturas. No entanto, Espíritos afastados do bem, e mesmo intelectuais das sombras, procuram seus instrumentos, com os quais seus pensamentos nivelam, para lhes transmitirem igualmente o que desejam para a perdição dos seres humanos que aceitam tais conceitos.

Essa é a justiça do Criador de todas as coisas: a vida é aquilo que queres dela fazer. Se pendes para o bem, esse bem te procura; se para o mal, esse mal não te deixa. A Doutrina dos Espíritos vem nos ajudar a fazer essas mudanças com mais facilidade, alegrando o nosso coração, amando e perdoando, servindo e alegrando a todos e a tudo, na vida que se expressa como a presença de Deus.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb