FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XI

 

Questão 552 comentada

CAPÍTULO 42

0552/LE

PODER DE ENFEITIÇAR

 

A crença no poder do mal é gerada pela ignorância. O que se chama de mal deve ser esquecido e não alimentado, porque cada vez que se pensa nele, aviva-se aquele assunto nas mentes, de modo a fazer viver cada vez mais o mal.

Deves construir o teu destino alicerçado no bem, que sempre tem vida. Por que pensar nas coisas desagradáveis? Muda as tuas intenções de desarmonia para o amor, para a alegria mais pura, para a esperança. Quando estiveres mudando e vivendo alguma das virtudes mencionadas pelo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, não fiques te gloriando por isso, nem fiques pregando que conquistaste o amor e a bondade porque, pela tua própria boca, podes desmerecer teus feitos elevados.

É sobre isto que Paulo fala aos Coríntios:

Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. (II Coríntios, 10:17)

E mais adiante, ele continua:

Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim, aquele a quem o Senhor louva. (II Coríntios, 10:18)

Podes ter adquirido poderes com Jesus, porém, não deves louvar o que possuis, mas fazer o bem por amor. Deixa que os outros falem de ti na nova escola do Evangelho. Falando de ti mesmo, desmereces as tuas qualidades. Faze com uma mão, para que a outra não perceba. Depois que estiveres revestido das coisas santas de Deus, por que temer o mal? Ele passará a não existir, pela tua conduta reta e pela tua fé no poder de Deus e nas tuas próprias forças.

Se crês no mal, ele já se encontra a caminho; se pensares e creres no bem, é a mesma lei que te fará encontrá-lo. Começa o dia alegrando-te pela noite que tiveste, agradecido a Deus, e te reveste de poderes pela oração todas as manhãs, para que o ambiente de trabalho seja clareado pelas tuas boas intenções. Crescer com Jesus é isso, é não faltar com as obrigações em tudo a que for chamado, e sempre trabalhar com honestidade em todos os campos de ação.

As criaturas supersticiosas sofrem por suas próprias ilusões, que devem ser desmanchadas pela certeza de que o bem é força maior, como o sol diante das nuvens que desejam empaná-lo. Persiste nas linhas traçadas por Jesus, que serás sempre vencedor. Escolhe teus caminhos e luta todos os dias para melhorá-los, que Deus te ajudará em todos os momentos. Deves aumentar sempre a tua fé no poder superior da vida, procurar vê-lo em tudo o que observares e tocares, que Ele, Deus, ficará cada vez mais visível para o teu coração faminto de luz.

Não resta dúvida que algumas pessoas dispõem de muita força magnética, e por vezes fazem mau uso dela. Oremos por essas almas que desconhecem as oportunidades que o Senhor lhes dá, de trabalhar para o seu próprio bem. As forças que usamos não são nossas, mas de Deus, que no-las entrega pelo Seu amor, para a nossa recuperação. Se não soubermos usá-las, elas nos serão tiradas, e responderemos pelo nosso desleixo e pelas atividades más de que fomos instrumentos.

Os espíritas, principalmente, sabem disso, e devem fazer bom uso de todas as suas faculdades.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb