FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XI

 

Questão 527 comentada

CAPÍTULO 17

0527/LE

DESTINO E LEIS NATURAIS

 

A lei de Deus é rigorosa. A vontade dele se cumpre em todo o universo, mas traz às criaturas lições imortais de vida e de paz. Se um raio tem de cair em uma árvore, como nos informa "O Livro dos Espíritos", e alguém tem marcado no seu destino morrer por um raio, ele é encaminhado para debaixo dessa árvore, pelos canais dos pensamentos, no impulso dos senhores do carma para que tal aconteça. No entanto, esse encaminhamento é feito sem ódio, nem vingança, em plena naturalidade, como se o encarnado tivesse feito a escolha pelo seu livre arbítrio.

Assim são os milhões de acontecimentos que sucedem no mundo inteiro; no fundo, são processos de despertamento das criaturas de Deus. Devemos estudar mais as leis do Senhor e delas tirar todas as respostas para o que, por vezes, nos inquietamos em saber. Somente a maturidade nos informa os segredos da natureza.

As pessoas que reencarnam na Terra já vêm com uma ficha de acontecimentos, que podem mudar em alguns aspectos, dependendo da alma, das suas atitudes. Ela tanto pode piorar sua situação nos caminhos do mundo, como melhorar, no esforço que faz dentro do aprendizado. É qual o aluno esforçado em um colégio: além de ser elogiado pelos seus professores, é premiado de muitos modos. Assim é, pois, o Espírito; ele desce à carne como quem vai a uma escola onde se educa e instrui. Tudo depende de sua conduta para melhorar ou piorar o que o destino lhe traz.

Os guias espirituais podem, como já falamos, investir na criatura, aliviando seu fardo e suavizando o jugo da lei, pelos trabalhos que realizam em favor da coletividade e em seu próprio benefício. Se tem de cair no estudante um raio de infortúnios, como duras provas a passar, ele pode aliviar o compromisso e somente uma faísca cair nos seus caminhos, desde quando enfrente os problemas, recolhendo lições nos próprios infortúnios. Quando dizemos que a solução dos problemas está dentro de cada ser, é porque o Evangelho também o afirma.

Anotemos, para maior esclarecimento, as palavras de João: Disseram-lhe os discípulos:

Mestre, ainda agora os Judeus procuraram apedrejar-te e voltas para lá? (João, 11:8)

Jesus voltou para lá, por ser conhecedor das leis de Deus, sabendo o Mestre que quem ofende é ignorante e está buscando alguma coisa para o coração, desconhecendo o amor. Ele voltou para junto dos apedrejadores para lhes ensinar a amar, solucionando com suavidade o problema. O Mestre procurou, e ainda procura, os novos fariseus, admoestando-os acerca da verdadeira fraternidade, sofrendo todas as conseqüências, mas, deixa-lhes as lições de modo a impregnar as consciências, de sorte a acordá-las. Temos destinos e leis que têm o poder de dirigir a vida e modificar os roteiros; isso nos dá esperança e valoriza os nossos esforços.

Tem boa vontade de melhorar e esforça-te para tal, que os Espíritos de luz aproximar-se-ão do teu coração, danto-te conselhos e transmitindo recados pelas vias da intuição, buscando te ajudar a te livrares de todos os males. No entanto, se cruzares os braços diante do teu despertamento, atrairás Espíritos que também cruzam os braços diante de seu estado, e deixarás livres os caminhos para os senhores do carma operarem teu destino, recebendo o que mereces por justiça divina. Esforça-te, que muita coisa pode ser mudada, e a paz ficará mais próxima do teu coração.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb