FILOSOFIA ESPÍRITA - VOLUME XI

 

Questão 517 comentada

CAPÍTULO 07

0517/LE

PROTEÇÃO COLETIVA

 

Há alguns Espíritos que se ligam à família para proteção, mas tudo fazendo por amor, aquele amor que se expressa pela sua universalidade, e não pelo amor racial, que é o amor-próprio, muito comum entre a raça humana.

As idéias do Espírito superior são universais, compreendendo que todos são filhos de Deus, unidos pelos elos indestrutíveis do amor puro, que provém do Criador. Como exemplo, poderemos mostrar que um Espírito que tomou a si a incumbência de proteger uma nação na Terra, não pode ter somente amor à raça que protege: ele ama a todos porque aprendeu com Jesus como se deve amar. O orgulho de raça é para os Espíritos ainda ignorantes das leis universais da fraternidade, e os que desconhecem essa lei, mais adiante, deverão compreender e passar a sentir o amor por todas as criaturas, por tudo o que vive. Devemos amar o ar, pois ele nos sustenta a vida, mesmo no plano espiritual onde estagiam os desencarnados, na atmosfera da Terra. Assim as águas e todos os elementos, não somente porque eles nos servem, mas por amor, por sentimento de prazer de estarmos juntos por ordem de Deus. No amanhã, poderás estar renunciando aos planos de luz para te dedicares à assistência de um grupo familiar, amando-o porque o amor é o mais refinado alimento para todos os Espíritos, em todos os planos da vida imortal. Toda renúncia que objetiva o bem comum cria um ambiente em tomo de quem renuncia do verdadeiro céu, onde se pode respirar a vida mais pura.

Tornamos a dizer que o amor tudo pode, por ser divino, em todas as suas freqüências. Cada indivíduo é, pois, uma usina de fluidos que são atraídos pelos sentimentos e ampliados pelo coração, de acordo com os pensamentos gerados e acolhidos em seu mundo interno. A presença de Deus é constante em todas as nossas necessidades. A bondade do Senhor é tão grande que não existem Espíritos protetores de más intenções; eles são preparados e escolhidos como Espíritos despertos para a luz do amor. São Espíritos superiores que somente trabalham no bem e para o bem da humanidade.

Outros tipos de Espíritos se ligam à família, por sentimentos que se coadunam com os seus. São os semelhantes atraindo semelhantes, para a devida educação. Aos iguais, interessa ficarem juntos, e Deus o permite por lei, para se educarem, mas nunca os Espíritos superiores os perdem de vista com seus conselhos, com a sua ajuda, tendo-os como alunos, como crianças necessitadas de guia para não se perderem nos caminhos.

Estás sob a proteção de Espíritos elevados. Faze por onde assimilares as bênçãos dos seus corações de luz, que todo esforço não ficará em vão. Faze força para respirares, que Deus te ajudará por teus esforços. Dá graças a Deus todos os dias por compreenderes a mensagem espírita. A Doutrina abre o véu entre os dois fundos para te dizer que ninguém morre e que a vida cresce cada vez mais em todas as direções do existir. Se recebes a proteção do teu anjo-guardião todos os dias, não recuses proteger os que te cercam, desde a criança até o velho, e todos os reinos da natureza, enfim, que ela responderá às tuas vibrações de amor.

A proteção coletiva é prova de que Deus é amor.

 

<< Voltar à Página da Questão (L.E.) <<

 


Principal | Os Autores | Este Site | Os Livros | Questões Comentadas | Mapa

O Livro dos Espíritos Comentado - 2008 - Desenvolvimento, Manutenção e Hospedagem: MakedonosWeb